Singapura
A ilha que é uma cidade, que por sua vez é uma país.
Posso dizer que é mesmo uma ilha na Ásia - Limpissima, Verde e mais uma vez limpissima.
De tal forma limpa que a venda de pastilhas elásticas está proibida, pois conspurca demasiado a via e a cidade!!!
Para além disso, possui uma particularidade que a torna carismática e ao mesmo tempo cosmopolita - é formada por bairros singulares:
- Bairro Árabe - onde as ruas, os cheiros, as vendas de tecidos, os edifícios e as mesquitas são ponto de honra. Não esquecendo que os habitantes são na sua quase totalidades Árabes:
- Little Índia - Onde mais uma vez os cheiros, os vendedores, o incenso, as cores, as ruas, os centros comerciais (abertos 24h mas uma confusão autentica - arroz misturado com roupa, etc...), os comportamentos, os habitantes na sua maioria Indianos:
- ChinaTown - Onde por sua vez as lojas chinesas "encambulhão", os letreiros ao molho e dos quais não conseguimos perceber nada, a comida (ATENÇÃO... hamburger chinês é muito mau), os clubes (que mais parecem casas de jogo ilegal - tipo máfia) e os habitantes mais uma vez na sua maioria Chineses.
- Por ultimo o centro da cidade - Um misto de moderníssimo com tradicional Inglês, ou seja, perto de obras completamente modernas encontramos edifícios que em tudo fazem lembrar a arquitectura inglesa, bem como as ruas, o rio e as suas margens, etc...
Pelo que percebi, a razão da existência destes bairros é a seguinte:
Quando foi necessário aumentar a população na ilha - a solução foi "importar" comunidades, criando pequenos nichos culturais dentro da própria cidade.
Posso dizer que fiquei surpreendido com Singapura...
Consegui fazer um raid pelo mundo, sem sair de uma ilha...
BRUTAL
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
...férias na "Suiça da Ásia"...que excelente ideia! e que bela a experiência que estás a vivenciar. Quanto ás "xapas" 5*
ResponderEliminarBeijinhos
Sónia Libório Paixão
Libaaaaaas,
ResponderEliminaradorei as fotos e espero que coloques mais.
Tenho uma amiga a viver na Singapura e ela está a adorar. Só fala do chá, das casas de chá da cidade cosmopolita que ao mesmo tempo se assemelha a uma grande vila em termos de costumes e hábitos de vida, etc...
Espero que tenha vivido tudo isso e muito mais.
Ah, quandolá for já sei que não vou comer hamburguer. =D
Milhões de beijos saudosos com uma pontinha de inveja por não ter estado nesse país fabuloso contigo.
venha mais material fotografico tou mui curioso com as próximas.
ResponderEliminardisfruta
portanto quem quiser dar a volta ao mundo vai até singapura e está feito?...é uma espécie de Expo 98? eh eh.... não sou muito a favor de nichos culturais...sou mais pela multi-cultura tudo ao molho e fé em Deus! mas lá que isso deve ser lindo deve.... e o resto? Baliiii quero ver!!
ResponderEliminarm&m
epah! de certeza q entras-te nas tais casas de "mafia" e disses-te: "mãos ao ar que eu sou da bofia de Portugal e destacamento alentejano" e pronto...mais não sei quantas casas de jogo fechadas no chinatown. abraço F.Cachopas
ResponderEliminar