sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Até Baucau...

Hoje foi um dia diferente...
Tive de me deslocar a BAucau para participar numa cerimónia realizada pela FPU (Formed Police Unit) do Bangladesh... até foi engraçada a cerimónia, mas desculpem a minha sinceridade...a viagem foi algo muito mais especial...

Ora reparem:

Saindo da cidade de Dili conseguimos sentir uma realidade pura, crua... mas tão especial!
A paisagem muda logo após uma curva, se agora estou num local em que uma alta montanha beija o mar




Logo depois estou a entra num local tipo Vietnam, em que as planicies de arrozais são a perder de vista, no entanto, e como as chuvas fortes ainda não começaram....dentro dos tanques de arrozais apenas encontramos bufalos (enormes) a rebolar nas poças de lodo para se refrescarem (40 graus e com humidade brutal).
Ao fundo já conseguimos ver a floresta cerrada a surgir:




Na floresta entramos num mundo à parte. Vegetação cerrada, enorme, sem duvida bonita - uma temperatura fantástica!
Dentro deste mundo, a cada curva podemos ter uma surpresa, ou aldeias/casas a surgir do nada, ou crianças a jogar a bola com trapo no meio da estrada, ou um macaco a atravessar a estrada...ou até mesmo um buraco enorme no meio da estrada (ou seja sem estrada..apenas buraco).
Fantástico... deixo aqui o testemunho fotográfico do que agora disse por palavras:





Chegando a Baucau, encontramos uma cidade diferente, com uma paisagem fantástica, limpa...e com um cheirinho, vestigios, etc... enfim, mais PORTUGUÊS.
A praia é assim:




E depois da cerimónia... eis finalmente o almoço (picante...mt picante)...
Mas temos a particularidade de conhecer pessoas fantásticas que tenho a certeza não vou esquecer:




SEM DÚVIDA MAIS UM DIA PARA JAMAIS ESQUECER...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pode fazer a diferença...

Ora para quem acompanha o blog, de certo recorda o grupo de crinças que representou Portugal no dia da ONU (video)...
A associação, e consequentemente as crianças, não tem propriamente a vida muito facilitada, tendo como principal "inimigo" - a falta de recursos financeiros.
De forma a fazer face a este "problema", elas desenvolvem trabalhos manuais utilizando principalmente os afamados TAIS...

Deixo aqui alguns exemplos (brincos, pulseiras, colares)... e claro aceito encomendas:



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

OBRIGADU BARAK (muito obrigado)...

O meu "obrigadu barak" a todos aqueles que passam por este espaço, deixam a sua marca digital e me marcam emocionalmente através de uma palavra de "estou contigo"!

Nem sempre temos tempo de dizer o quanto certas pessoas são importante para nós, outra vezes porém, também não percebemos (pelos mesmos motivos) o quanto podemos ser importantes para outro alguém em certo e determinado momento!

Nestes dias que passam, dou por mim a reflectir na forma como durante a corrida perguiçosa que é a minha vida ... me esqueço de reparar na importância da afectividade!!!

---- Ridicula a forma como deixo passar a oportunidade de sorrir!!!
---- Ridicula a forma como deixo passar a oportunidade de abraçar!!!
---- Ridicula a forma como deixo passar ... tanta coisa ...

Gostava de vos conseguir transmitir o que sinto ao ver um sorriso no rosto de uma criança timorense... mas por estranho que pareça a única expressão que me vem à cabeça é:
- como sou pequenino...

Por isto e pela saudade que sinto de vocês ... MUITO OBRIGADO ... são imprescindiveis!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

STAND BY...

NEM TUDO É TRABALHO...

Ora como prova diSso aqui fica o registo fotográfico de fazer chorar, babar e afins as pedrinhas da calçada...







Lanche dos Deuses (caranguejos).... vai lá vai e não leves a manta...

domingo, 8 de novembro de 2009

Intensidade no caminho...

Tanta coisa já passou... desde que cheguei a está terra que queima, desde que vi esta gente que cativa e faz pensar, desde que respirei este ar que ainda possui uma restia de cheirinho a Portugal.
A experiência está a ser assim qualquer coisa que não consigo transmitir por palavras, no entanto tenho a certeza que todos alqueles que me conhecem um pouco...conseguem perfeitamente sentir a intensidade de cada instante.

É uma caminho de apendizagem simplesmente alucinante...sair do nosso "OCidentalmente correcto ou ocidentamente normal" e perceber que não somos o centro do mundo quer fisicamente quer muito menos nos padrões de bem estar e bem viver:





Nem tudo é 5 estrelas neste Jovem país, embora exista a disponibilidades financieira parece que nem sempre as necessidades básicas (saneamento, estradas, etc...) são fundamentais... talvez fruto dessa mesma juventude as prioridades por vezes ficam um pouco invertidas e o resultado é visivel!